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EFEITO ESPONJADO SOBRE MADEIRA COM FILETES DOURADOS

1) Lixe bem a peça e remova todo o pó com pano úmido. Deixe secar.2) Aplique com pincel chato duas demãos de tinta látex branca intercalando secagem.

3) Use um pincel chato e passe uma demão de tinta acrílica para artesanato branca, obtendo assim a cor de fundo. Deixe secar.

4) Pegue uma esponja macia sintética de banho e faça cavidades nela. Se preferir utilize uma esponja marinha natural que dispensa esta providência.

5) Com a esponja aplique tinta acrílica na cor desejada na área branca. Trabalhe de modo a não cobrir tudo. Deixe transparecer a cor de fundo e não deixe camadas altas de tinta. Se necessário dilua mais a tinta.

6) Prepare a tinta dourada = misture purpurina ouro com um pouco de goma-laca. Com o pincel chato e pequeno, pinte frisos dourados. Utilize pincel redondo pequeno para frisos muito estreitos. Deixe secar.

7) Aplique uma demão de verniz spray fosco sobre toda a peça. Ou então, verniz acrílico. Este trabalho executado em placas de madeira pode depois ser preso à parede. É um ótimo trabalho para molduras de quadros que queremos reciclar.

OBS No caso de querer dar uma durabilidade maior ao trabalho, é conveniente utilizar tinta esmalte acetinado ou tinta Duco no lugar de tinta acrílica. Mas antes a madeira deve ser preparada com seladora para madeira no lugar da tinta látex branca. Para acabamento passe uma camada de verniz Duco.
ílico para concreto aparente.

EFEITO ESPONJADO IMITANDO PEDRAS

Ideal para peças como vasos de barro, parede, móveis. Dá um efeito de pedra não polida ou trompe'oeil de pedras em tijolinhos. Sobre a técnica pode-se aplicar decóupage.
Material: tinta esmalte acetinado, aguarrás, Glaze, estopa, esponja de espuma (ou esponja do mar), fita crepe filetada ( vem partida em tiras fininhas, destacáveis) para o efeito de tijolinhos de pedra com rejunte.

1) Aplicar 1 demão de fundo preparador de parede. Se a parede já está pintada, testar para ver se quando a fita crepe for retirada, não trará tinta junto, danificando o aspecto final.

2) Medir a parede, e se quiser riscar os espaços para colocar a fita crepe, fazê-lo apenas com giz de lousa colorido que será fácil de ser retirado. Colocar as tiras finas de fita crepe na horizontal de ponta a ponta, e na vertical a distâncias iguais, formando assim a aparência de tijolinhos sobrepostos.

3) Apertar bem a fita crepe para que não penetre tinta sob ela. Molhar estopa no Glaze incolor depois na tinta esmalte e esfregar passando também por cima da fita crepe, tomando cuidado com ela. Esfregar em movimentos circulares. A tinta fica até um pouco transparente. Na parede fazer em pequenos trechos de cada vez para dar tempo de trabalhar a técnica. Fica manchado. Não esperar secar.

4) Pegar um pedaço de esponja de 5x5 cm, molhar na aguarrás, espremer para tirar o excesso, e ainda tirar excesso em papel. Esponjar de leve a pintura que começará a abrir. Se não pegar bem, pode voltar e repassar.

5) Sem esperar secar, pegar uma estopa seca e ir batendo para ir secando a superfície. Se quiser efeito mais crespinho, voltar com a estopa de aguarrás para abrir mais. Retirar a fita crepe somente após secagem.

6) Todo o trabalho em parede deve receber uma demão de verniz acr

DECAPÊ

1) Prepare aguarrás e massa acrílica para parede em partes iguais e aplique uma demão sobre a superfície escolhida, com um pincel no. 22 cabo amarelo de pelos duros, e num só sentido. Deixe secar 12 horas.

2) Lixe com lixa no. 150, até deixar a superfície lisa e aplique outra demão, desta vez misturando uma medida de massa corrida com meia medida de aguarrás. Deixe secar 12 horas.

3) Lixe e desta vez aplique uma demão de massa corrida sem diluir. Mas antes que seque faça ranhuras sobre ela (num só sentido) com uma escovinha feita com pedacinhos de piaçava presos com fita crepe para parecer um pente estreito e curto, ou então com uma escova de limpeza de cerdas duras ou de aço ou de piaçava. Deixe secar 12 horas.

4) Misture a tinta ( que pode ser= acrílica com água, ou látex com corante, ou esmalte sintético com diluente próprio) e aplique com pincel sempre no sentido das ranhuras. Deixe secar.

5) Lixe com bastante cuidado dando um efeito desgastado ao trabalho. Retire bem o pó com pano úmido e deixe secar bem.

6) Aplique verniz fosco em spray ou com pincel, se a superfície for madeira. Mas também pode ser aplicado sobre paredes, se achar conveniente.

7) O decapê e o estuque devem ser evitados sobre madeira, pois com freqüência se soltam. Todavia, Bióxido de Titânio em pó, encontrado em lojas que vendem ceras, misturado a água e cola branca tipo Cascorez rótulo azul, cria uma consistência pastosa para ser aplicada sobre móveis de madeira, com uma durabilidade mais satisfatória.

DECAPÊ SOBRE MADEIRA COM BIÓXIDO DE TITÂNIO

1) Lixe bem a peça para que receba a massa. Prepare o bióxido com cola Cascorez e água formando uma massa com consistência pastosa. Aplique de maneira a ser marcada por uma escova de piaçava, passada no mesmo sentido, o que dará aparência texturizada, arranhada.

2) Após secagem, aplicar seladora VENAC ou então gomalaca. Deixar secar.

3) O móvel deve ser lixado com Bombril, e receber uma camada de betume, diluído em aguarrás e aplicado com boneca de tecido de malha homogeneamente, cujo efeito será de envelhecimento.

4) Após secagem a superfície volta a ser lixada com Bombril e recebe uma última demão de seladora.

NOVA TEXTURA AO DECAPÊ

1) Esta técnica consiste em dar ao Decapê, relevo com formas mais definidas utilizando seringa descartável sem agulha, ou aparelho para decorar bolo com bico fino, ou embalagem de cabeleireiro com bico fino, tipo embalagem de mostarda.

2) Diluir a massa corrida com aguarrás e misturar com palito.

3) Testar o ponto de fluidez e colocar na embalagem. Aplicar na superfície que já deve ter sido desenhada à lápis.

4) Seguir orientações anteriores sobre lixamento e envernizamento.

5) A Nova Textura pode ser aplicada em molduras de quadros e espelhos, móveis, portas , imitando mosaico, etc.

OUTRA TEXTURA AO DECAPÊ

1) Preparar a seguinte massa para o relêvo: Colocar numa tigela uma certa quantidade de farinha de trigo e juntar uma terça parte de goma-arábica ou cola Cascorez. Misturar bem com espátula até ficar uma pasta bem uniforme e, a seguir, adicionar tinta em pó ou corante para látex, misturando vigorosamente até ficar totalmente incorporado à massa e obter a intensidade de cor desejada. Verificar que a massa esteja macia, mas que ao mesmo tempo não alastre.

2) Pegar uma folha de papel resistente e com ele fazer um cartucho de papel no formato de cone, colando a lateral. Encher no máximo 3/4 com massa. Cortar apenas a pontinha do bico inferior para que saia pouca massa. Dá para usar também uma luva de látex velha, furando um dedo dela para alí vazar a massa.

3) Dobrar o cartucho na parte superior e ir espremendo levemente formando desenhos sobre a superfície escolhida.

4) Esperar até o dia seguinte, quando a massa ficará duríssima.

5) Pintar e envernizar com verniz incolor.

ESTRIÊ

Material: tinta látex branco neve, pincel de cerdas finas, trincha, estopa, seladora para madeira, thinner, cêra incolor em pasta, escova de piaçava ou plástico,palha de aço, flanela.

1) Aplique uma demão de tinta látex branca com trincha e retire o excesso da tinta ainda úmida com malha molhada, até obter a transparência da madeira. Espere secar. A aparência será de uma madeira esbranquiçada.

2) Aplique a mesma tinta com pincel fino, formando discretos frisos. Deixe secar.3) Dê uma demão de seladora diluída com thinner ( na proporção de um terço de thinner), espere secar e lixe.

4) A seladora dará um leve amarelado sobre o branco. Se quiser que fique bem branco, usar seladora acrílica, que é branca leitosa e solúvel em água.

5) Repita. Reaplique a seladora e lixe com palha de aço no. 0.

6) Com o móvel seco e liso, aplique a cera e lustre.

DRAGGING ( ou pátina com fundo )

1) Prepare uma mistura de massa corrida com aguarrás 1:1 e aplique uma demão num só sentido, o dos veios da madeira.. Deixe secar e lixe.

2) Aplique outra demão menos diluída na proporção de 1: 1/2. Deixe secar e lixe até que a madeira fique uniforme, lisa e com veios recobertos. Use lixa no. 150 meio gasta.

3) Misture tinta esmalte sintético fosco ou acetinado branco com o corante próprio, em bisnaga, na cor preferida e, com retalho de malha, aplique sem exagerar na quantidade, no sentido dos veios e deixá-lo com aspecto estriado. Ou então, aplique a tinta com pincel tipo trincha picotado com tesoura, para deixar falhas em seus pêlos, que deixará a superfície toda estriada.. Nesta etapa pode-se usar a parte verde de uma esponja scoth-brite para passar sobre a tinta, como abrasivo até chegar ao efeito riscado desejado. Pode-se também usar palha de aço. Deixe secar.

4) Retire o pó. Passe verniz poliuretano fosco, apenas uma demão.

5) Deixe secar e aplique cera para automóveis.

DOURAÇÃO

1) Esta técnica dá um toque a mais à técnica anterior, pátina com fundo. Antes de aplicar o verniz, corte as cerdas de um pincel chato de cerdas duras, de forma irregular e molhe-o em um pires com goma-laca e purpurina, retirando o excesso.

2) Pincele a madeira no mesmo sentido do desgaste da pátina sem exageros. Deixe secar e siga a etapa no. 5 anterior.

SATINÊ ( OU ACETINADA OU LAVADA ), PÁTINA COM FUNDO, SEM USO DE MASSA CORRIDA )

Para deixar a madeira com uma película de tinta transparente como se tivesse sido lavada ou desbotada

1) Nesta técnica não é utilizada a massa corrida. Esmalte sintético acetinado, é aplicado diretamente sobre a madeira, com um pano ( camiseta de malha de algodão ), como se estivesse aplicando uma cera, no sentido dos veios da madeira. Logo a seguir, remova excessos com pano umedecido em aguarrás, deixando aparecer bem os veios. Deixe secar bem. O satinê é feito com apenas uma cor, bastante diluída em aguarrás, criando um efeito suave. Adequada à madeiras preferencialmente cerejeira e marfim cruas.

2) Com lixa no. 180, lixe a superfície no mesmo sentido dos veios até aparecer a madeira, deixando a tinta predominar apenas nos veios. Retire o pó.

3) Utilize pincel macio para passar três demãos de verniz, intercalando-as com secagem e lixamento leve. Encere.

SATINÊ COM USO DA TINTA LÁTEX

1) Moderniza uma peça de estilo. Depois de lixada e livre da poeira, a peça recebe várias camadas de tinta látex bem diluída em água, tingida com corante preto. Para um efeito bastante homogêneo, a aplicação foi feita com esponja macia, mas pode-se utilizar boneca ou trincha macia.

2) Depois de seca a madeira é lixada no sentido dos veios, com bombril. Para dar brilho usar cera em pasta encontrada em loja de madeiras.

PÁTINA MINEIRA

Usando a técnica da pátina mineira, reformamos móveis e objetos de madeira antigos, dando-lhes um toque envelhecido, com aspecto rústico e pinturas singelas e outros efeitos especiais, como ranhuras e lixados. Rústica, com ou sem desenhos, ela sobrepõe vários tons de tinta posteriormente desgastados. A madeira pode ser envelhecida com betume, receber ranhuras na superfície ( feitas com pincel de cerdas duras ), várias demãos de tintas de diferentes cores, e até mesmo um lixado mais grosseiro em algumas partes da peça.

Material = Pincéis: chato médio, e redondo fino de cerdas macias, pincéis de cerdas duras, massa corrida ou gesso acrílico, tinta látex branca, corantes para tinta látex Xadrez, lixas para madeira, aguarrás, esponja crespa, verniz fosco, betume.

PÁTINA MINEIRA COM TEXTURA ALTA

1) Gesso acrílico aplicado sobre a madeira lixada e sem pó, com uma esponja crespa, para obter uma textura suave, menos na área que receberá posterior pintura de flores barrocas.

2) Depois de seca, passe duas demãos de tinta látex branca em toda a superfície, intercalando secagem.

3) Transfira o desenho com carbono, pinte as pétalas e as folhas com pincel redondo e macio com tinta látex colorida com corante. Com a tinta ainda úmida, aplique tinta branca mesclando-a para dar efeitos de luz. Deixe secar.

4) Com pincel chato passe betume diluído com aguarrás, limpando-o com um paninho macio, para dar um toque envelhecido. Deixe secar e aplique verniz fosco.

5) Outra sugestão é aplicar sobre esta textura, estêncil, ou decóupage.

PÁTINA MINEIRA COM RANHURAS

1) Pinte com tintas de cores claras, acompanhando os veios da madeira, deixando a madeira ao natural em algumas partes.. Deixe secar.

2) Dê uma boa lixada para integrar madeira e tinta. Envernize. Sugestão de cores = verde médio, amarelo, telha, azul escuro.Ao invés de tinta látex colorida, poderia ser usada tinta Acquacolor. Esta é mais suave, mais aguada e translúcida.

PÁTINA MINEIRA COM DESGASTE

1) Passar uma demão bem diluída de látex branco, deixando pequenos trechos sem tinta. Deixar secar.

2) Sobrepor outra cor com um pedaço de espuma, de forma irregular, mas acompanhando os veios da madeira.

3) Para dar o efeito envelhecido, lixar até desgastar a pintura.

OUTRA PÁTINA MINEIRA COM TEXTURA RÚSTICA ENVELHECIDA

Materiais= lixa no. 120 ou 140, meio quilo de gesso misturado a um litro de cola branca, tinta látex: amarela, vermelho-sangue, laranja, verde-musgo, pistache, azul-marinho, seladora para madeira diluída com thinner, cera branca líquida com algumas gotas de Neutrol ( a quantidade do Neutrol depende do tom de envelhecimento pretendido, substitui o betume ), trinchas, escova de lustrar sapato, flanela e panos de algodão.

1) Com trincha dura aplique uma camada de gesso com cola, camada fina. Deixe secar.

2) Espalhe a tinta com trincha larga, sobrepondo as cores onde quer que apareçam. Deixe secar e lixe. Retire o pó. Para dar mais movimento à lixa, o segredo é embrulhar uma pedra redonda com ela.

3) Aplique a mistura de cera e Neutrol e deixe secar um ou dois dias..

4) Remova o excesso com a escova de sapatos. Lustre bem. Lixe se quiser outro efeito.

5) Para vedar a pintura, dê uma demão de seladora diluída com thinner. Espere secar e lustre com flanela.

ESTONADO OU PÁTINA PROVENÇAL

Material, se a madeira for clara = lixa l80 e 220, tinta látex branca, rolo de pintura, lâmina de estilete grande ou uma espátula de metal pequena, cera incolor com silicone em pasta, estopa, 1 potinho de anilina em pó de cor castanha ou imbuia ou tinta ACQUACOLOR, álcool.

1) Nivele a superfície e retire vernizes velhos com lixa 180.

2) Se a madeira for escura passe já para o modo de pintar.

3) Quem vai "estonar" madeiras claras deve antes escurecê-las. Para isso, dilua toda a anilina em 1 litro de água.

4) Faça uma bolinha com a estopa e, com ela, passe essa solução em toda a peça, feito de uma só vez e apenas em um sentido, para evitar manchas. Passe quantas demãos achar necessário para que a madeira fique bem escura. Deixe secar durante tres horas, senão manchas comprometerão o trabalho.

5) Para pintar= dilua a tinta látex branca conforme instruções da embalagem. Com o rolo, aplique três demãos. Quanto mais tinta for aplicada, mais fácil será o desgaste. O tempo de secagem deve ser observado.

6) Utilizando a espátula ou o estilete, vá raspando a tinta látex em locais onde o desgaste ocorreria naturalmente com o passar dos anos: cantos, pequenas depressões na madeira, perto de puxadores. A espátula não permite um desgaste muito detalhado, mas é mais segura.

7) Nivele o móvel lixando com a lixa 220. Concentre o trabalho nos pontos mais desgastados.

8) Passe cera incolor com outra bolinha de estopa.

PINTURA AQUARELADA SOBRE MADEIRA

1) Lixar a madeira com lixa fina e retirar o pó com pano úmido.

2) Depois de seca aplicar pinceladas de tinta Acquacolor. É um produto solúvel em água, que tinge sem esconder os veios da madeira, daí a aparência aquarelada.

3) Aplicar uma camada de seladora para madeiras, inclusive nas partes não pintadas.

PÁTINA ESCURA COM EFEITOS DOURADOS SOBRE METAL

1) Primeiro lixe e dê um banho de aguarrás para retirar todos os resíduos do ferro. A seguir aplique uma demão de fundo preparador para metais ou de zarcão e espere secar muito bem. Dê três demãos de tinta esmalte acetinada grafite escuro, diluída em 50 % de aguarrás, com pincel. Aguardar secagem.

2) Detalhes dourados podem ser acrescentados com uma mistura de purpurina finíssima dourada ou purpurina alemã, misturada a álcool ou goma-laca, preferencialmente passada num só sentido.

3) Para finalizar, os detalhes dourados adquirem um tom envelhecido quando recebem uma demão de goma-laca indiana misturada com álcool, betume e aguarrás.

TÊMPERA

Material cola de pele de coelho (à venda em lojas de produtos para restauração), alvaiade puríssimo, corante Xadrez, verniz poliuretano fosco, lixas.

1) A têmpera caseira é preparada com uma mistura de alvaiade, cola de pele de coelho (1/3) e corante. Preparar diversas cores em harmonia, principalmente cores pastéis.

2) As camadas são aplicadas sobre madeira com pinceladas na vertical, intercalando tons da mesma cor. Entre cada demão, a peça é lixada para ganhar textura.

3) Aplicar verniz para a proteção.

MANCHADO

1) Com uma brocha aplique tinta látex ou tinta esmalte colorida na parede em movimentos circulares, concentrando estas pinceladas em algumas áreas mais que em outras.

2) Use uma só cor ou tons próximos.

3) A habilidade para variar a força na aplicação da tinta é que determina o contraste claro/escuro, evitando o efeito "chapado". Usando uma estopa seca ou levemente umedecida (com água para o látex ou com aguarrás para o esmalte), desmanchar as marcas do pincel. Se trabalhar com duas cores, utilizar uma estopa para cada cor.

4) Não interrompa o trabalho até que ele termine. O ideal é ter um ajudante. Quando a tinta seca não é mais possível criar "movimentos" na textura.

MANCHADO SOBRE PAREDE COM TEXTURA

1) O efeito manchado pode ser aplicado sobre diversas texturas citadas acima. Outra sugestão é sobre papel de seda na parede.

2) Nas paredes com folhas de papel de seda brancas, estrategicamente coladas sobre elas (papel amassado, ou dobrado ou rasgado), se obtém uma textura irregular. Colá-los com cola branca e alisar com um rolo de pintura também com cola. Colar o papel de modo que fique levemente enrugado. Deixar secar um dia, e retirar as eventuais sobras de papel.

3) Depois é só aplicar com pincel tinta a óleo para tela, diluída em solvente até chegar nos tons desejados, e levemente esbatidos com esponja macia seca.

4) Ou então, dar três demãos de tinta látex branca, com rolo de pintura, deixar secar e aplicar a técnica anterior.

MANCHADO ( VARIAÇÃO COM USO DE DETERGENTE)

1) Lixar muito bem a peça com lixas de diferentes gramaturas e retirar o pó com pano úmido. Deixar secar.

2) Passar goma-laca em duas demãos, intercalando secagem.

3) Aplicar látex branco em duas ou três demãos para cobrir bem a superfície.

4) Misturar à parte, 1 parte de água com 1 parte de detergente .

5) Em um pratinho colocar tinta acrílica para tela .

6) Passar um pincel duro, do tipo de cabo amarelo da Tigre, primeiro na água com detergente e depois na tinta. Levar o pincel até a superfície branca e esfregar para fazer espuma colorida. Se quiser, mudar para outra cor. Cuidado com a quantidade de líquido para que o trabalho não fique escorrido. Deixar formar grandes bolhas. Não retocar pois mancha muito.

7) Seca depressa. Aplicar verniz em 3 ou 4 camadas ou impermeabilizar com cola Cascorez rót. Azul.

MANCHADO COM EFEITO AQUARELADO, EM OUTRA COR

1) Preparar a peça, já bem lixada, com tinta pva branca em três demãos para ficar bem branquinha.

2) Agora separar em pratinhos, tinta colorida (azul ou verde ou ocre, por exemplo), tinta branca e água.

3) Pincelar tinta colorida com um pincel médio redondo, sempre num mesmo sentido, e em seguida o pincel só com água, e em seguida com a tinta branca, sempre matizando para suavizar. O pincel sempre deve estar úmido com água, para não ressecar a tinta depressa.

4) Não pincele muito no mesmo lugar, para o efeito ficar mais suavizado. Senão o que ficará é um acabamento de cor clara ao invés de duas cores matizadas.

5) Após secagem., proteger com verniz acrílico.

XADREZ COM EFEITO AQUARELADO

Para que o efeito fique bem interessante, as listras devem ser bem aguadas (com transparência ).

1) Pinte a superfície com uma cor bem clarinha, em três demãos. Deixe secar

2) Se quiser pode riscar a peça, para orientação do lugar que quer as listras. O melhor é riscar com giz escolar colorido, pois ele sai facilmente depois.

3) Deixar tinta colorida num pratinho e água pura em outro. Usando um pincel reto e na largura que quer as listras, molhar na água e em seguida tocar a ponta na tinta e bater num pratinho ao lado para deixar a tinta mais aguada. Faça testes com pincel de cerdas mais duras e de cerdas mais moles. É importante não apertar o pincel. Isto faria com que as listras ficassem mais largas.

4) Passar de uma só vez de alto abaixo na peça, para fazer a listra. Caso a tinta fique falhada, repita. Se ficar muito carregada, passe em seguida o pincel com água sobre a listra. Não precisa deixar as listras retinhas demais, não. Repetir para outra listras e deixar secar. Deixe secar bem.

5) Agora repetir o processo em outro sentido, seja para efeito vertical ou diagonal. Deixar secar.

6) Se quiser é possível incrementar fazendo linhas fininhas paralelas, com cor mais escura e com pincel bem fino e comprido.

CARIMBOS

1) Paredes podem ser carimbadas dando um efeito diferenciado. Utilizar carimbos já vendidos em lojas de artesanato para pintura em seda ou improvisá-los: pegar um pedaço de ripa de madeira ou taco e sobre um dos lados colar, com cola de sapateiro, modelo previamente desenhado e recortado em E.V.A.

2) Colocar um pouco de tinta látex colorida ou tinta acrílica diluída, em um pratinho de sobremesa raso e nesta tinta encostar o carimbo, retirando o excesso em uma folha de sulfite antes de pressioná-lo na parede. Ou, passar com pincel a tinta diretamente sobre o relevo do carimbo, retirar o excesso e carimbar.

BARRADO COM FLORES RECORTADAS EM TECIDO

Material: tecido estampado de algodão, cola Cascorez rótulo azul, tinta látex branca, esmalte sintético fosco ou acetinado na cor escolhida para a parede, aguarrás, estopa, pincel no. 10, verniz acrílico para concreto aparente, rolo de espuma, bandeja de pintor, tesoura.

1) Pinte toda a parede com látex branco e deixe secar.

2) Com pincel chato distribua pontos de tinta esmalte sintético acetinado em duas cores, ou como preferir, sobre a parede, alternando-as.

3) Sem deixar secar, pegue uma estopa umedecida em aguarrás e espalhe a tinta com movimentos circulares amplos. Deixe manchas ora mais claras ora mais escuras.

4) Recorte o tecido floral contornando a estampa. Passe termolina leitosa, encontrada em lojas de artesanato, e deixe secar. Esta fase é opcional.

5) Passe cola branca no verso e aplique o barrado sobre a parede já seca., na altura desejada.

6) Após secagem da colagem, colocar o verniz acrílico para concreto aparente em uma bandeja de pintor, molhe o rolo de espuma, e aplique sobre o barrado de tecido.

7) Se quiser retire o excesso do rolo e aplique uma camada bem fina de verniz em toda a parede.

BARRADO EM FAIXA DE TECIDO PINTADO À MÃO

Material: faixa de lona com 11 cm de largura por 5 m de comprimento pintada com tinta para tecido com o motivo desejado, e com bainha feita a máquina nas duas bordas, fita crepe, cola branca Cascorez rótulo azul.

1) Prenda a faixa à parede utilizando a cola.

2) Após a secagem pode passar verniz para concreto aparente, ou então, futuramente a limpeza da faixa poderá ser feita usando escova com uma solução de vinagre e água, ou detergente.

3) No caso de optar pelo verniz, deve proteger a parede, ao longo da faixa, com fita crepe que será retirada após aplicação do verniz, para que não suje a parede.Ao invés de costurar as bordas da lona, poderia ser passada a termolina leitosa nelas. Evita que desfie.

RAGGING

RAGGING

1) Prepare o GLAZE misturando 3 partes de terebintina com uma parte de óleo de linhaça. Prepare a tinta que pode ser látex colorido ou tinta a óleo.

2) Pegue um pedaço de fralda de pano, molhe na tinta (colorida) e depois molhe no glaze.

3) Com movimentos circulares, aplique a tinta na parede, e deixando-a ainda úmida, retire o excesso de tinta com plástico ou papel amassado, limpos, como se estivesse carimbando a parede. É esse movimento que vai dar textura à parede.

4) Se desejar dar um efeito diferente, repita o processo sobrepondo outras cores

RAGGING SOBRE EMPAPELAMENTO

Boa técnica para parede, cerâmica, caixas, pé de abajur, madeira, usando papel de seda.

1) Passar látex branco neve. Deixar secar.

2) Passar na parede cola branca com trincha larga ou rolinho de espuma, e colocar o papel de modo que fique levemente enrugado. Sobre ele ir passando a trincha com cola para ir assentando o papel contra a parede para colar bem as bordas.

3) Deixar secar um dia, e retirar excessos de papel se houver nos cantos.

4) Passar látex branco neve sobre ele com rolo de pintura. Deixar secar. Passar duas a tres demãos se necessário.

5) Fazer o Ragging (retirada de tinta), após aplicar a tinta como descrito abaixo:

6) Para pintar, usar aguarrás e tinta esmalte acetinado, que dá melhor resultado ao receber verniz no final.

7) Pegar uma bonequinha de estopa, umedecer na aguarrás bem. Passar na tinta e esponjar a superfície. Cuidado para não escorrer. Fazer meio metro quadrado por vez.

8) Sem esperar secar, pegar uma malha de algodão e encostar na peça com delicadeza para retirar um pouco da tinta. Não dar batidinhas , como no esponjado, para não criar um padrão igualzinho, e sim para deixar bem solto o efeito final.

9) Não esperar secar e pegar um espanador, que teve as pontas cortadas para ficar mais reto, encostar na tinta esmalte sem diluição. Testar num papel à parte, e carimbar sobre a pintura anterior. A tinta deve ser pura, pois diluída como foi antes, ela perde 30 % da intensidade da cor. Tom sur tom. Deixar secar por pelo menos 24 horas.

10) Aplicar verniz para concreto aparente em 1 demão.Sugestão = podemos pintar toda uma parede com espanador, virando-o (sempre girando), e carimbando.

RAGGING (VARIAÇÃO)

RAGGING (VARIAÇÃO)
1) Umedecer uma boneca de estopa em aguarrás e depois em tinta esmalte acetinada. Esponjar a parede.

2) O ideal é fazer meio metro quadrado por vez, de cima para baixo, não deixando escorrer. Se escorrer, repassar rapidamente por cima.

3) Pegar uma malha de camiseta branca, e apertar de encontro ao trabalho de leve, para clarear alguns pontos.

RESPINGADO

1) Aplique uma cor bem clara de tinta látex como fundo, com rolo de pintura e deixe secar.

2) Se necessário aplique novamente para evitar manchas.

3) Molhe uma escova de limpeza ou de dentes em tinta látex de cor mais escura e mantendo uma distância de cerca de 15 cm da parede passe uma régua sobre as cerdas, para que respingos sejam projetados na parede. Se quiser faça o mesmo com outra cor. Deixe secar.

4) Na parede não é necessária nenhuma proteção sobre o trabalho, embora pudesse ser usado verniz acrílico fosco, mas na madeira é conveniente passar cera em pasta com silicone ou até do tipo automotiva com uma boneca de tecido.

PÁTINA CORROSÃO VERDE-GRI

Pátina-green ou pátina-blue são ácidos vendidos em boas lojas de material artístico, que provocam a corrosão sobre folha de ouro, prata ou bronze. Utilizar luvas para não sofrer alergias. O aspecto final é de envelhecimento.

1) Lixar bem a madeira e eliminar totalmente o pó.

2) Aplicar goma-laca incolor para impermeabilizar.

3) Após a secagem, aplicar tinta látex cor telha (ou cerâmica) e deixar secar.

4) Aplicar verniz mordente à base de água, e deixar secar até o ponto de sentir grudar ao toque (de 5 a 10 minutos). Sobre ele colocar uma folha de ouro com delicadeza. Passar sobre ela um pincel bem macio e seco (tipo de blush) bem devagar para grudar.

5) Passar uma estopa seca no ouro que for sobrando e com ela ir alisando a peça. A folha de ouro ficará bem assentada. Existem ouro 12 - 14 - 22 - 23. Com o ouro 23 se consegue o trabalho de ouro brunhido que dá a sensação de peça de ouro verdadeiro.

6) Não passar goma-laca nesta fase. Passar a pátina green ou a pátina blue. Com esponja de banho daquelas com mais furos, passar a pátina e bater de leve na peça. Se escorrer não tem importância. O efeito será bonito.

7) Em poucos minutos começa a reação, corroendo o ouro até aparecendo a cor de fundo em alguns lugares. Quando chegar ao estágio de corrosão que se deseja, é só usar o verniz acrílico ou o verniz poliuretano sempre em spray. Deve ser verniz em spray para que pinceladas de verniz não retirem o efeito da pátina.

8) Na parede = folhear a ouro sobre tinta cor telha, e ir aplicando com pincel o ácido num só sentido para dar o efeito de escorrido, só que sem repassar, o que tiraria o ouro. Pode também ser feito sobre metal (ferro fundido, por exemplo), só que tratado com zarcão antes.

OUTRA CORROSÃO SOBRE FOLHA DE OURO

Para ferro, parede ou madeira.

1) Lixar e retirar o pó. Passar uma demão de látex cor telha (Wanda telha). Deixar secar.
2) Passar verniz mordente à base de água.
3) Quando estiver no ponto de durex, pegar a folha de ouro ou de prata ou de cobre, e colocar sobre o verniz. Se precisar, colocar talco nas mãos para a folha não grudar nelas.
4) Alisar com algodão ou com tecido macio.
5) Misturar SULFORETO DE SÓDIO em escamas, em água (é bem fedido), na quantidade de 1 colher de chá em água, em pratinho de alumínio. Compra-se em farmácia.
6) Colocar luvas. Deixar um papel ao lado para tirar excessos.
7) Com esponja de buracos grandes, molhar no líquido e apenas colocar sobre a folha de ouro, sem apertar demais nem esfregar. Começa a corrosão.
8) Se deixar 1 ou 2 dias, ela ficará preta pois corroe bastante.
9) Chegando ao ponto de corrosão que quiser, colocar embaixo de uma torneira e deixar escorrer água sobre ele.
10) Na parede e na madeira, aplicar verniz acrílico para concreto com rolinho de espuma.
11) No lugar do sulforeto pode-se usar vinagre, ou ácido acético. Só que corroe menos.

OUTRAS APLICAÇÕES DAS TÉCNICAS ESTUQUE

Massa acrílica ou PVA pode ser aplicada só sobre reboco na parede, sem acabamento. Ë bom para locais comerciais. Usar espátula larga de plástico ou metal.Aplicar grosseiramente com movimentos aleatórios. Podemos usar um garfo ou espátula dentada para obter efeitos diferentes. Usando uma espuma úmida e alisando, obtemos outro efeito diferente = quando o estuque estiver quase seco, passar a espuma do tipo fina com um pouco de água, ficará mais lisinho.Se quiser usar massa colorida, tingir com corante em pó (pó Xadrez), ou com anilina em pó, ou até com tinta acrílica para tela ( este, no entanto, ficará mais caro). Não usar água em excesso. É como uma massa de bolo, líquido em excesso desanda.Estuque é excelente para disfarçar rachaduras nas paredes. E também utilizado para cobrir paredes com azulejos antigos, sem retirá-los. Para isso devemos primeiramente fosfatizar os azulejos com FUNDO FOSFATIZANTE (à venda em lojas de material de construção). Deixar secar. Depois cobrir os espaços de rejunte, que estão com relevo mais baixo, com massa à óleo, nivelando. Depois de seco fazer o estuque por cima.Esse tipo de trabalho também pode ser feito em banheiros. Nesse caso usar apenas massa acrílica.Quaisquer técnicas nunca devem ser executadas em paredes com umidade e com bolor. As paredes nesses casos, devem ser antes impermeabilizadas com produtos especiais para isso.Após a aplicação da massa corrida ou acrílica, podemos dar efeitos diferentes grudando nela enquanto ainda úmida, metais, conchinhas de praia com folheação a ouro (com mordente e folha de ouro), ótima sugestão para fazer um border em varanda de casa de praia; ou então apertar contra a superfície, alguma coisa para marcar, como uma tampinha de garrafa plástica. Deixar secar 24 horas.Estuque também pode ser feito sobre papel de parede, desde que este não esteja se soltando. Também sobre palhinha, deixando em alguns espaços esta aparecendo.

Outras sugestões de cores com estuque
a) manchado de nuvens brancas em céu azul;
b) Marrom café - com - leite / branco / azul celeste ;
c) Ocre com lixamento para aparecer a massa branca de baixo;
d) Manchado azul-marinho e azul mais claro com lixamento para aparecer o branco;
e) Marrom chocolate com lixamento;
f) vermelho escuro e marrom café com lixamento.Se com o passar do tempo enjoarmos do estuque, poderemos aplicar outra técnica por cima. Se sujar com o tempo é só dar uma lixadinha e, se quiser, esbater a cor novamente com delicadeza e tom claro.

DECOUPÁGE

A palavra significa "recorte" em francês. Ë uma técnica francesa do séc. 17 e utilizada principalmente na Era Vitoriana (séc. 19).Utilizar xerox coloridos de papéis de presente ou recortes de revistas.
1) A peça, seja ela cerâmica, ferro, madeira ou parede, deve ser bem lixada e todo o pó retirado. Para impermeabilizar passar uma demão de goma-laca incolor. No ferro passar uma demão de zarcão e depois a goma-laca.
2) Passar verniz mordente à base de água. O verniz à base de óleo demora muito a dar o tempo de 'toque'. Passar apenas em pequenos trechos por vez e ir colando a folha de ouro. Alisar com pincel seco e bem macio "sofner", ou com pincel de maquiagem, ou algodão. Não ficará totalmente liso, apenas o ouro deve ficar bem aderido à superfície
3) Fazer à gosto na peça inteira ou em trechos. Peças grandes dão um resultado mais chamativo, pois se tornam peças mais elaboradas. Recortar xerox coloridos dos motivos preferidos (os vitorianos são muito belos e papéis de parede têm belas estampas), e impermeabilizar com uma demão de goma-laca tanto no avesso quanto no direito. Essa impermeabilização é para que a cola não provoque manchas quando secar.A goma-laca alemã é incolor. A goma-laca indiana é mais escura. O pincel mousse também conhecido como polibrush, é muito bom para aplicar goma-laca. Limpar o pincel com álcool.
4) Passar na peça, uma demão de goma-laca incolor sobre a folheação com ouro. Iniciar a colagem começando pelas figuras grandes e intercalar as pequenas mesmo que estas fiquem às vezes sobrepostas . Utilizar cola branca para a colagem.
5) Quando trabalhar sobre madeira passar duas demãos de goma-laca. Se escolher uma cor de fundo que não seja folheação a ouro, prata ou bronze, pintar com látex colorido sobre aquela primeira demão de goma-laca citada no item 1. Depois seguir os mesmos processos.
6) Podemos também aplicar a técnica de decóupage em paredes. Mas por ser deveras trabalhosa, convém aplicar apenas como border.
7) Após a secagem da colagem de figuras, passar nova demão de goma-laca. Ela funcionará como uma proteção, segurança, impermeabilizando a peça.
8) Passar várias demãos de verniz Sparlack fosco ou brilhante ou misturado. Quando passamos várias demãos de verniz não sentimos na superfície o relevo da colagem. São precisas umas 20 demãos. Dará perfeição ao trabalho. Não é necessário lixar entre as camadas. Deixar cada camada secar 4 horas. Mas sobre um gargalo de vaso, por exemplo, que está apenas com a folheação à ouro, 2 camadas apenas de verniz sobre a camada de goma-laca, são suficientes.Este trabalho leva uns 5 dias para ser finalizado. Sugestões
a) Um biombo imitando estante de livros. Os livros serão xerox coloridos.
b) Aplicação da técnica sobre biombos e baús antigos.
c) Uma estante com portas de vidro que por dentro recebem uma madeira com decoupage que fechadas parecem estar cheias de livros.
d) Pingentes de cortina colados junto a um puxador de porta.
e) Revestimento de caixas de papelão com técnica de decóupage.
f) Paredes em que os quadros são decóupage ( xerox de obras ) e com molduras de madeira.
g) Borders.

ESTÊNCIL

Estêncil pode ser aplicado sobre madeira, com tinta acrílica para tela; parede, com tinta acrílica para tela ou tinta à óleo para tela ou de latinha de loja de tintas; e sobre azulejos, desde que antes estes sejam pintados com tinta epóxi e o estêncil seja com tinta cerâmica ou tinta esmalte.Sugestão muito usada na linha country, bandeja de madeira com pátina e estêncil

1) Lixar muito bem e retirar o pó. Passar três demãos de tinta látex PVA branca.
2) Pintar com tinta acrílica para tela com pincel mousse na cor desejada e num só sentido. Vai ficar manchado, estriado, mas o efeito é muito bonito. Seca rapidamente. Lixar no mesmo sentido das pinceladas. Aparecerá alguns brancos do fundo.
3) Se for reformar um móvel, por exemplo, retirar todo o verniz. Pintar com látex branco e aplicar esta técnica. Para prender um estêncil na parede o ideal é usar cola para estêncil (REPOSITION SPRAY). Se for prender com fita crepe, antes de colar a fita no estêncil para depois grudá-lo na parede, passar várias vezes na roupa para ficar com pelinhos, assim não serão retiradas lascas da tinta da parede.
4) Para pintar os espaços do estêncil, usar espuma fina. Passar na tinta acrílica que deve estar num pratinho. Tirar o excesso num papel e esbater o estêncil levemente. A seguir dar um sombreado com tinta mais escura, junto as bordas da figura. Para dar mais um efeito diferente, no meio colocar tinta látex PVA branca, esbatendo também com a esponja.
5) Depois de retirado o estêncil e a pintura estar seca, passar ou uma demão de goma-laca incolor ou verniz acrílico para concreto aparente.

CRAQUELÊ

Pode ser feito em paredes, no entanto é muito trabalhoso. Só fazer em border. São utilizados nesta técnica, verniz de craquelê de secagem rápida CRACO FINISH no. 1, e verniz de craquelê de secagem lenta CRACO FINISH no. 2. Ou outra marca de sua preferência. Sugestão para este trabalho:
1) Lixar bem um sousplat de madeira, ou cerâmica, ou ferro. Se for ferro passar zarcão. Retirar bem o pó.
2) Passar uma demão de goma-laca. Deixar secar. Aplicar duas demãos de tinta esmalte preto brilhante ou fosca. Deixar secar entre as demãos.
3) Aplicar uma demão de goma-laca. Deixar secar
4) Aplicar o verniz no. 1, vendido em lojas de artesanato. Ele é branco. Esticar bem em todas as direções, cobrindo toda a região que deseja o efeito. Pegar um secador de cabelos e secar. Ficará transparente. Passar outra demão do no. 1. Secar com secador. Passar a 3 a. demão de Craco Finish no.1 e secar com secador. Estas demãos é que provocarão cracos maiores. Quanto menos demãos de no. 1, menores serão os cracos.
5) Passar o no. 2 com pincel bem macio. Como ele é transparente observar bem a aplicação para não deixar lugares sem passar. Secar com secador. Começará a craquelar.
6) Sobre a peça seca, passar com os dedos mesmo, ou tinta a óleo para tela cor contrastante ou passar purpurina em pó, para cobrir os cracos.
7) Boa técnica para móveis de ferro ou sobre o decóupage. Também para molduras de quadros, por exemplo, fundo bege, cracos marrom escuro. Parece laqueação.
8) Passar algodão para tirar excessos.
9) Para proteção passar spray Sparlack ou goma-laca ou verniz poliuretano.
10) Amostras devem ser feitas sobre placas de 20 x 30 ou 25 x 40, ou ainda sobre pedaços de rodapés de 10 cm de largura por 30 cm de comprim.
11) Sugestão a) fazer um border com decóupage com cracos pequenos. Abaixo dele, aplicar a técnica de pátina com tinta Acquacolor em azul-claro, rosa, em tiras verticais e com espaço entre elas de cerca de 1,5 cm deixados em branco.b) Mesa com cracos sobre pintura com tinta esmalte.c) Mesa com cracos sobre a madeira apenas impermeabilizada com goma-laca, sem tinta.

EFEITO MARMORIZADO EM RODATETOS DE GESSO

1) Passar a seladora acrílica solúvel em água, que pode ser usada em gesso, parede, cerâmica e madeira. Ela é branca e leitosa. Deixar secar.
2) Passar látex branco ou colorido, se preferir, diluído em 10 % de água. Látex acrílico acetinado/ ou semibrilho/ ou semifosco. Deixar secar.
3) A pintura será um marmorizado simples com tinta látex. Cor; terracota ou cerâmica. Deixar um potinho com água à parte, e a tinta deve ser espalhada com pincel macio, roliço, em pinceladas curtas, deixando áreas mais claras e outras mais escuras, conforme o pincel estiver mais ou menos cheio de água. Não deixar secar.
4) Pegar um paninho de malha e dar leves batidinhas espalhando e deixando claros e escuros, mais densos. Pegar um cotonete, molhar na água e ir rolando sobre a tinta para formar veios.
5) Para realçar os detalhes de peças de gesso com muitos relevos, reforçar com a cor dando sombras. Para a luz, pintar com látex mais claro e suavizar com paninho.
6) Após a secagem completa, passar verniz acrílico.